Dor ao dobrar o joelho – O que pode ser?

A dor no joelho é um sintoma bastante comum em pacientes de diversas idades, com intensidade e duração distintas. O desconforto nesta região pode ter inúmeras causas, e merece atenção especial, principalmente se afetar a rotina do paciente.

Grande parte das lesões tem relação direta com a prática de esportes, especialmente em atletas. Não há grandes distinções entre homens e mulheres no que tange as dores apresentadas, entretanto suas causas divergem, neles a maioria das lesões se dão por sobrecarga, e nelas devido a traumas.

Sentir dores ao dobrar o joelho não é comum, a indicação é procurar logo um médico, pois as causas podem ser variadas, indo desde batidas no local até lesões mais sérias em estruturas da região.

Lesão no menisco

Os meniscos são estruturas localizadas dentro do joelho, entre a tíbia e o fêmur. Possuem uma superfície lisa e grande capacidade de adaptar-se à pressão, são estruturas resilientes que se deformam e logo retornam a forma original. Dentre suas principais funções estão absorver impactos, auxiliar na lubrificação e proteger a cartilagem.

Lesões nessa área geralmente se dão por sobrecarga, traumas e entorse no joelho, os sintomas incluem dores locais, dificuldades para apoiar o pé no chão, dificuldades e dor ao dobrar o joelho, bloqueio da articulação.

O diagnóstico é feito a partir da história relatada pelo paciente, testes e exames a serem solicitados pelo médico, como ressonância magnética, por exemplo. O tratamento irá depender da gravidade da lesão e pode envolver aplicação de gelo no local, uso de analgésicos e anti-inflamatórios e fisioterapia.

Deslocamento da patela

A patela é um osso pequeno e triangular, localizado anteriormente à articulação do joelho, articula-se com o fêmur, protegendo a região da articulação, essa estrutura é responsável ainda por aumentar a força para os movimentos do joelho.

As lesões neste local acontecem na maioria das vezes por choques na parte anterior do joelho, sobrecarga e pressão sobre a cartilagem que fica entre a patela e o fêmur e predisposições anatômicas. Durante um episódio de deslocamento da patela, o osso sai do lugar podendo ou não retornar logo em seguida.

Dentre os sintomas de deslocamento ou luxação na patela estão: dor aguda na região, dor ao dobrar o joelho, patela fora do lugar. O tratamento vai desde a imobilização do local até intervenção cirúrgica.

Artrite gotosa aguda (Gota)

A gota consiste numa inflamação das articulações causadas por um deposito de ácido úrico. Pode afetar qualquer articulação, sendo mais comum ocorrer entre pacientes do sexo masculino.

Sua causa é basicamente o excesso de ácido úrico no sangue, ocasionado pelo aumento de sua produção, ou pela redução da eliminação pelos rins. Seus sintomas incluem dores intensas nas articulações afetadas, vermelhidão, inchaço e dificuldade em mover a articulação afetada.

Sentir dor ao dobrar o joelho é um sintoma que requer atenção, pois pode estar ligado a lesões mais graves. Vale ressaltar que estas lesões podem ser evitadas com um simples alongamento antes da prática de atividades físicas e o uso de calçados adequados.

Por: Efeitos Colaterais

Dor ao dobrar o joelho – O que pode ser?
5 (100%) 11 votes