Dor na lateral do joelho – O que pode ser?

Dor na Lateral do Joelho, O que pode ser ?

O joelho é uma das mais complexas articulações do corpo humano, e sua estabilidade depende do funcionamento de algumas estruturas, como meniscos, ligamentos, músculos e ossos. Para garantir o bom funcionamento da articulação é preciso que esteja tudo em ordem com cada uma das partes, pois qualquer tipo de disfunção pode sobrecarregar pontos específicos gerando desgastes e dor.

A dor na lateral do joelho é bastante comum em corredores, e geralmente é resultado da prática intensa de atividades físicas que pode acarretar na sobrecarga da articulação. Dentre os possíveis diagnósticos podem estar SABI (síndrome do atrito da banda iliotibial), lesão do menisco lateral e artrose.

Síndrome do atrito da banda iliotibial (SABI)

A síndrome da banda iliotibial, também conhecida como joelho de corredor, é normalmente causada pela inflamação do trato iliotibial, região formada por estruturas fibrosas da parte exterior da perna. Fatores biomecânicos como possuir uma perna maior que a outra, fraqueza nos músculos da coxa e quadril e treinos muito intensos estão ligados à origem da doença. O principal indicativo da lesão é a dor intensa na face lateral do joelho.

Lesão do menisco lateral

Os meniscos são estruturas cartilaginosas localizadas no interior dos joelhos. Em cada joelho, existem dois meniscos, o medial que fica no lado interno do joelho e o lateral situado no lado externo. Sua principal função é proteger a cartilagem que recobre os ossos do joelho e amortecer os impactos sentidos por ela, uma lesão nesta região sobrecarrega o joelho, e se não for tratada pode comprometer outras partes da estrutura. Dentre os sintomas comuns deste tipo de lesão estão dores na lateral do joelho e bloqueio da articulação.

Artrose

A artrose é uma doença que afeta as articulações, promovendo o desgaste da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos e danificando ligamentos, membrana sinovial e líquido sinovial. A função da cartilagem é promover o movimento da articulação sem atrito entre os ossos, com a artrose isso vai se perdendo.

A doença não tem cura, mas existem tratamentos que podem retardar seu avanço. Dentre os principais fatores de risco da artrose no joelho está a obesidade e a prática intensiva de exercícios físicos; os sintomas incluem inchaço e dor na articulação afetada, rigidez muscular e limitação dos movimentos.

Dor na lateral do joelho – O que pode ser?
5 (100%) 7 votes