Dor no joelho – motivos e medicamentos

Motivos e Medicamentos para a dor no joelho

Dores nos joelhos estão entre as reclamações comuns de diversas pessoas, principalmente praticantes de atividades físicas, entretanto isso não quer dizer que sentir dor no joelho seja normal, na maioria das vezes o sintoma está ligado a alguma patologia e merece atenção médica.

Existem dois tipos principais de dor que podemos sentir as dores agudas e crônicas, a primeira é sentida em curtos períodos de tempo e costuma surgir de repente, geralmente depois de um trauma ou pancada, já a dor crônica costuma estar relacionada com alguma doença e perdura por bastante tempo.

Diversas são as causas relacionadas a dores agudas e crônicas no joelho, o ideal é procurar um especialista que possa diagnosticar a causa da dor e logo dar inicio ao tratamento. Dentre as principais causas estão:

Lesão no menisco

Lesões nessa área geralmente se dão por sobrecarga, traumas e entorse no joelho, os sintomas incluem dores locais, dificuldades para apoiar o pé no chão, dificuldades e dor ao dobrar o joelho, bloqueio da articulação.

O diagnóstico é feito a partir da história relatada pelo paciente, testes e exames a serem solicitados pelo médico, como ressonância magnética, por exemplo. O tratamento irá depender da gravidade da lesão e pode envolver aplicação de gelo no local, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios como paracetamol e ibuprofeno e fisioterapia.

Deslocamento da patela

As lesões neste local acontecem na maioria das vezes por choques na parte anterior do joelho, sobrecarga e pressão sobre a cartilagem que fica entre a patela e o fêmur e predisposições anatômicas. Durante um episódio de deslocamento da patela, o osso sai do lugar podendo ou não retornar logo em seguida.

Dentre os sintomas de deslocamento ou luxação na patela estão: dor aguda na região, dor ao dobrar o joelho, patela fora do lugar. O tratamento vai desde a imobilização do local até intervenção cirúrgica. O uso de medicamentos analgésicos em pomada como Cataflan e Voltaren pode ajudar a controlar a dor.

Artrite gotosa aguda (Gota)

A gota consiste numa inflamação das articulações causadas por um deposito de ácido úrico. Sua causa é basicamente o excesso de ácido úrico no sangue, ocasionado pelo aumento de sua produção, ou pela redução da eliminação pelos rins. Seus sintomas incluem dores intensas nas articulações afetadas, vermelhidão, inchaço e dificuldade em mover a articulação afetada. O tratamento é feito a base de medicamentos anti-inflamatórios como o ibuprofeno.

Síndrome do atrito da banda iliotibial (SABI)

A síndrome da banda iliotibial, também conhecida como joelho de corredor, é normalmente causada pela inflamação do trato iliotibial, região formada por estruturas fibrosas da parte exterior da perna. Fatores biomecânicos como possuir uma perna maior que a outra, fraqueza nos músculos da coxa e quadril e treinos muito intensos estão ligados à origem da doença. O principal indicativo da lesão é a dor intensa na face lateral do joelho.

O tratamento da síndrome é feito com sessões de fisioterapia, fortalecimento do membro afetado e uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Em casos mais graves requer intervenção cirúrgica.

Tendinite

A tendinite é caracterizada por uma súbita rigidez ou dor atrás do joelho, que pode ir amenizando no decorrer do exercício. O quadro de tendinite se dá com a sobrecarga dos tendões, que acabam inflamando, gerando dor, vermelhidão, diminuição da força local e inchaço. Os medicamentos indicados são anti-inflamatórios acompanhados de sessões de fisioterapia e repouso do tendão afetado.

Guest: Efeitos Colaterais

Dor no joelho – motivos e medicamentos
5 (100%) 13 votes