Flexão de Joelho – Como Fazer

Aprenda como fazer flexão de joelho

Problemas no joelho são um incomodo comum a várias pessoas, e a principal causa de lesões na área é a falta de fortalecimento da região unida à sobrecarga da articulação. Diante disso uma alternativa para prevenir o enfraquecimento do joelho é praticar um programa de exercícios para fortalecer a região.

Alguns músculos quando são fortalecidos ajudam a facilitar o trabalho de estruturas mais frágeis como tendões e ligamentos, e por isso seu fortalecimento se torna essencial na proteção de algumas articulações.

No caso do joelho, é bastante importante o exercício dos músculos da coxa e do vasto medial, assim como o grupo muscular do quadríceps que tem grande valor na manutenção da estabilidade da patela, ajudando a evitar possíveis lesões. A flexão de joelho consiste num grupo de exercícios que visam fortalecer os músculos responsáveis por amenizar o trabalho das estruturas frágeis do joelho.

Dentre os tipos de flexão estão: Flexão de joelhos na mesa flexora, onde o aluno escolhe o peso indicado pelo educador físico, deita na mesa flexora e flexiona as pernas em direção aos glúteos levando o peso do aparelho. A flexão de joelhos em pé é o método mais simples, basta colocar tornozeleiras nas pernas, apoiar as mãos em uma parede e com as pernas alinhadas levantar uma perna de cada vez levando o calcanhar em direção aos glúteos.

E por fim a flexão de joelhos com a bola na qual o aluno se deita com as costas apoiadas no chão e os calcanhares sobre a bola; eleva o quadril tirando a base da coluna lombar do chão, mantendo-se nessa posição, deve flexionar os joelhos trazendo a bola em direção ao glúteo, e logo em seguida estender, não realizando extensão total dos joelhos e sem deixar cair o quadril.

A flexão de joelho deve ser realizada com frequência principalmente por pessoas que praticam esportes de impacto, ou que possuam uma rotina que exija bastante desta articulação. Estes exercícios possuem caráter preventivo, mas podem ser utilizados também em sessões de fisioterapia para a recuperação de lesões em estruturas frágeis que compõe a articulação do joelho.

Guest: Efeitos Colaterais

Flexão de Joelho – Como Fazer
5 (100%) 1 vote