Remédios para torção no joelho

Remédio para torção no joelho!

A torção ou entorse no joelho é uma lesão bastante comum, principalmente durante a prática de atividades físicas. Quedas, viradas bruscas e pancadas podem ocasionar a lesão, que na maioria das vezes não é grave e pode ser tratada de maneira simples.

Verifique algumas dicas abaixo:

  • O primeiro passo é interromper a atividade que está sendo praticada no momento da torção, para evitar complicações e rompimentos de ligamentos. Proteger a área com algo rígido com uma tala ou faixa é importante para evitar que a movimentação da área piore a condição da lesão.
  • Um santo remédio em casos de torção no joelho é a aplicação de compressas de gelo no local da entorse, pois tem grande valor no alívio da inflamação, diminuindo o inchaço, vermelhidão e calor local. O recomendado é envolver os cubos de gelo em bolsas ou panos e aplicar na pele durante alguns minutos, repetindo pelo menos três vezes ao dia.
  • Descansar a perna lesionada é parte importante do tratamento, evite praticar atividades físicas, caminhar muito e apoiar o peso no joelho machucado até estar curado da torção. Desta maneira os ligamentos do joelho terão tempo para cicatrizar da maneira mais rápida possível.
  • Durante os períodos de descanso, procure elevar a perna lesionada, de preferência acima do nível do coração, para diminuir a circulação sanguínea na área, e consequentemente o inchaço.
  • Medicar-se no caso deste tipo de lesão é indicado apenas em casos de dor intensa. Os remédios recomendados para torção no joelho são analgésicos, como dipirona e paracetamol para amenizar a dor, e anti-inflamatórios para reduzir o inchaço e a inflamação. A aplicação tópica de remédios, como cremes e pomadas anestésicas e analgésicas também pode ser útil na diminuição da dor, porém medicamentos ingeridos via oral costumam ter um efeito melhor.
  • Após recuperar seu joelho o suficiente para movimentá-lo sem muita dor, comece a realizar pequenos exercícios com a perna dolorida, a fim de recuperar a mobilidade do joelho, aumentar a força e flexibilidade da articulação, além de evitar a rigidez muscular.

Caso o joelho não apresente melhora em uma semana, ou após a realização dos tratamentos acima citados, é importante consultar um médico para que este possa diagnosticar possíveis complicações da torção e iniciar o tratamento adequado.

Remédios para torção no joelho
5 (100%) 9 votes