Tendinite no Joelho – O que é? Causas e Tratamentos

Tendinite no Joelho

A tendinite no joelho consiste numa inflamação do tendão patelar, estrutura pertencente ao mecanismo extensor do joelho, responsável pela ligação entre a patela e a tíbia. Este tipo de complicação no tendão também é conhecida como joelho de saltador, uma vez que a lesão é comum em atletas de modalidades desportivas que requerem a realização de saltos repetitivos.

Apesar de ser bastante comum em atletas e pessoas que pratiquem atividades físicas com saltos e corridas frequentes, a tendinite no joelho afeta com frequência a população idosa, pois o envelhecimento gera desgaste na estrutura do joelho, facilitando o aparecimento de lesões.

Causas Tendinite no Joelho

Ainda que não seja uma regra, a maior parte das causas do aparecimento da tendinite no joelho está relacionada à prática incorreta de atividades físicas. A falta de preparo para a prática esportiva é fator determinante para a saúde das articulações, e está dentre as principais causas da tendinite no joelho.

Fatores como o uso de calçados inadequados ao esporte praticado, corrida em superfícies muito duras, treino pesado e execução incorreta de movimentos durante os treinos figuram dentre causas de lesões ao joelho.

Desequilíbrios musculares, defeitos anatômicos como assimetria das pernas, coluna torta, joelho varo ou valgo também favorecem a tendinite. Esta lesão costuma aparecer a partir dos 30 anos de idade, uma vez que o processo de envelhecimento gera maior desgaste na utilização da articulação, deixando o joelho mais suscetível a lesões.

Sintomas Tendinite no Joelho

Os primeiros sinais de tendinite no joelho são dores na região afetada, principalmente na parte frontal do joelho, inchaço, e sensação de rigidez da articulação. Ao apresentar estes sintomas, e/ou dificuldades para movimentar o joelho é importante a procura de um médico e a realização de exames de diagnóstico por imagem (raio-x, ressonância, etc) para que o profissional possa identificar corretamente a lesão e assim preparar o tratamento.

Tratamento Tendinite no Joelho

Geralmente o tratamento de tendinite no joelho envolve a aplicação de compressas de gelo na região afetada, repouso e administração de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios; todavia, casos mais graves podem requerer sessões de fisioterapia a fim de fortalecer a musculatura da perna e diminuir a pressão sobre o tendão.

Tendinite no Joelho – O que é? Causas e Tratamentos
5 (100%) 2 votes

joelhinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *