Artrose no Joelho – O que é ? Causas e Tratamentos

Artrose no Joelho

A artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que afeta as articulações do organismo, desgastando as cartilagens que revestem as extremidades ósseas. A função da cartilagem é promover o movimento da articulação sem atrito entre os ossos, com a artrose isso vai se perdendo. Articulações que suportam peso, como joelhos e quadril são as mais propensas a sofrer deste mal.

Causas de Artrose no Joelho

A obesidade é um grande fator de risco para o desenvolvimento da artrose, pois representa um grande peso depositado sobre a articulação do joelho. Fatores biomecânicos também aumentam a chance de se ter esta doença: possuir membros inferiores desalinhados faz com que o peso do corpo seja distribuído de maneira desigual, aumentando a carga em um dos lados da articulação.

Mulheres possuem o dobro da propensão de desenvolver artrose em relação aos homens. Histórico familiar, tabagismo, lesões prévias de ligamentos, menisco ou cartilagem também podem acelerar o processo de degeneração das articulações, levando a patologias e deformidades.

A realização intensa e repetitiva de movimentos que exijam esforço da articulação é uma grande causa de artrose no joelho em pessoas relativamente jovens, é preciso tomar cuidado durante a prática de exercícios físicos, pois movimentos que deveriam fortalecer a estrutura e se mostrarem benéficos acabam tendo efeito contrário se realizados de maneira errada.

Sintomas de Artrose no Joelho

Os primeiros sintomas de artrose no joelho são dor na região, inchaço e perda progressiva do movimento da perna lesionada, devido à inflamação da membrana sinovial. O quadro de artrose é bastante comum na população idosa, mas também afeta atletas amadores e de alto desempenho, que acabam sobrecarregando o joelho ao realizar algumas atividades de maneira errônea.

Ao notar estas dores, algumas pessoas reduzem e até extinguem a prática de atividades físicas, o que acarreta em músculos ainda mais frágeis e piora do quadro da doença.

Tratamento de Artrose no Joelho

A artrose é uma doença que não possui cura, portanto, o melhor tratamento é a prevenção. Algumas dicas para evitar e atenuar a artrose é a prática correta de atividades físicas. Recomendam-se caminhadas leves em terreno plano, natação e ciclismo, realizados com vestimenta adequada: roupas leves e calçados firmes, preferencialmente que amorteçam impacto.

Para aliviar os sintomas da Artrose, podem ser prescritos medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios além de fisioterapia e hidroterapia, indicadas para o alívio da dor e fortalecimento muscular.

Artrose no Joelho – O que é ? Causas e Tratamentos
5 (100%) 1 vote

joelhinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *