Infiltração no Joelho – Causas, Sintomas e Tratamentos

Infiltração no Joelho

Dores nas articulações são mais comuns do que imaginamos; o joelho principalmente acaba sofrendo grande desgaste, seja por falta de exercícios, pelo excesso dele, por lesões ou apenas pela passagem do tempo. Na tentativa de amenizar estas dores, vários tratamentos são empreendidos, dentre eles o de infiltração no joelho.

O que é Infiltração no Joelho ?

A infiltração consiste em aplicar injeções medicamentosas em tecidos, ou no caso do joelho, na articulação entre os ossos fêmur e tíbia. Os medicamentos injetados geralmente são corticoides e anti-inflamatórios para inflamações, anestésicos para casos de dores agudas, ou derivados de ácido hialurónico indicado para atrasar a progressão do desgaste na articulação.

Quando é indicado a infiltração no joelho?

O processo de infiltração no joelho é indicado quando o paciente apresenta lesões ou quadros inflamatórios que não obtiveram melhora com outros tratamentos, como gelo, medicação oral e fisioterapia.

Este tratamento é eficaz ainda em casos de reumatismo, osteoatrite reumatoide, artrite gotosa e mesmo na artrose degenerativa, atrasando o progresso degenerativo de tais doenças. Atletas iniciantes que apresentam quadros de crepitação (estalo) no joelho também se beneficiam do processo de infiltração.

Existem riscos?

Qualquer procedimento médico, por mais seguro que seja apresenta riscos, e não é diferente no tratamento de infiltração no joelho. A incidência de reações é bastante rara, contudo podem ocorrer infecções ou reações alérgicas na região aplicada.

É importante informar ao médico responsável quadros febris, inflamatórios ou infecciosos antes da aplicação das injeções, para que os sintomas sejam avaliados e o quadro tratado previamente à infiltração.

A administração de outros medicamentos também deve ser informada, pois os fármacos injetados podem reagir com essas substâncias e causar complicações. Pacientes diabéticos exigem maior cuidado no tratamento, sendo necessário que os níveis de glicose sejam constantemente monitorados, evitando piora da doença.

De maneira geral o tratamento de infiltração no joelho é seguro, contudo é muito importante que o médico faça uma anamnese detalhada do paciente para descartar qualquer situação que possa interferir no sucesso do procedimento, ou para avaliar a possibilidade de outros tratamentos serem mais adequados a determinados pacientes.

Infiltração no Joelho – Causas, Sintomas e Tratamentos
5 (100%) 1 vote

joelhinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *